top of page

Luz direta, indireta ou difusa


Quando fazemos um projeto luminotécnico levamos em consideração vários fatores incluindo, tipo de luminária, temperatura de cor, tipo de led, de lente e tamanho e funcionalidade da projeção luminosa.


Cada tipo de projeção luminosa tem sua função, por exemplo, uma luz difusa, como o nome sugere, é uma luz que passa por um elemento difusor, como um acrílico, plástico especializado ou até mesmo um vidro jateado. É utilizada para gerar uma luz suave, que não gera sombras fortes e definidas.


Uma luz direta é aquela luz que sai da fonte luminosa diretamente para uma superfície, geralmente utilizada para iluminar artefatos, quadros ou até mesmo dar destaque a determinados ambientes.


Uma iluminação indireta é uma luz rebatida, direcionada a uma superfície que irá redirecionar a fonte luminosa resultando numa luz suave, sem sombras definidas e confortável para a vista, ótimas para tirar fotografias "selfie" com uma luz suave no rosto.


Um exemplo de luz rebatida é o nosso poste Atlas da FML (foto) que utiliza dois spots direcionados a duas pétalas curvadas que rebatem a luz e criam um facho luminoso indireto e muito suave.


A decisão do tipo de projeção luminosa deve ser estudada e definida já na fase do projeto luminotécnico, evitando surpresas futuras e buscando a melhor opção para cada aplicação.

Comments


bottom of page